NOTA OFICIAL – Intervenção de Serventia Extrajudicial

A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Santa Catarina (Anoreg-SC), entidade representativa dos notários e registradores catarinenses, em conjunto com o Colégio Notarial do Brasil, seção Santa Catarina (CNB-SC), lamentam profundamente os problemas diagnosticados em alguns cartórios catarinenses. As Entidades signatárias, que infelizmente não possuem poder fiscalizatório sobre os cartórios extrajudiciais, destacam que a responsabilidade administrativa e financeira de cada unidade de serviço é exclusiva de seu titular – selecionado por meio de concurso público – cabendo exclusivamente ao Poder Judiciário a fiscalização dos serviços prestados, bem como dos devidos repasses e recolhimentos previstos em Lei. Aliás, a Anoreg-SC e CNB-SC são fielmente contrários a quaisquer tipos de captação de clientela ou a outras condutas ilegais, as quais devem ser sempre reprovadas.

As Associações signatárias reforçam que, embora existam raras exceções lamentáveis, os Cartórios Extrajudiciais de Santa Catarina são exemplos nacionais de excelência no atendimento e na prestação de serviços notariais e registrais. Seguimos comprometidos com a conduta ilibada e com a total transparência junto à comunidade catarinense. Estamos à máxima disposição para quaisquer novos esclarecimentos.

Associação dos Notários e Registradores do Estado de Santa Catarina (ANOREG-SC), representada por sua presidente Rosina Duarte Mendonça Deeke.

Colégio Notarial do Brasil, seção Santa Catarina (CNB-SC), representado pelo seu presidente Wolfgang Stühr.