A importância dos cartórios para a segurança jurídica nos negócios

Conteúdo

Conteúdo

Serventias são importantes para garantir a segurança e a autenticidade dos atos

Que os cartórios são importantes e fazem parte do dia a dia das pessoas, você já sabe. Desde o nascimento, ao casamento e até na hora de fazer negócios, as serventias estão presentes, facilitando e assegurando o direito dos cidadãos.

Já explicamos por aqui como funcionam os cartórios em Santa Catarina e, inclusive, o que é o Registro Civil de Pessoas Naturais. Hoje explicaremos um pouco mais sobre a importância dos cartórios para que os negócios sejam fechados de uma forma mais segura.

Mais segurança

Os tabelionatos de notas são essenciais para garantir a segurança e a autenticidade dos atos, facilitando o desenvolvimento das relações jurídicas, fazendo com que elas se desenvolvam com mais previsibilidade e certeza.

Hoje em dia é inimaginável pensar em um imóvel sendo adquirido sem nenhuma segurança jurídica, apenas na base da “confiança”, no “contrato de boca”, sem a certidão do Registro de Imóveis para entender de uma forma prática e segura quem é o verdadeiro proprietário de uma casa, por exemplo.

Da mesma forma, seria difícil depender apenas do Judiciário, ao invés de contar com o Tabelionato de Protestos, para cobrar uma dívida ou, ainda, ser alvo de um crime na internet e não poder contar com o Tabelião de Notas para documentar o ocorrido e servir como uma prova judicial.

Para Renato Martins da Silva, presidente da Anoreg SC, os cartórios são como amigos da população. “ – É um amigo imparcial e qualificado tecnicamente que pode ser consultado antes da efetivação da compra de um imóvel. Este amigo evita conflitos, concretizando negócios de acordo com a Lei. Este amigo protege o patrimônio e os bens da população, cobre de segurança os negócios e fatos jurídicos e promove economia de recursos atuando com soluções extrajudiciais” – comenta.

Por isso os cartórios são tão importantes para garantir o exercício da cidadania e a segurança nos negócios jurídicos.

Serviços oferecidos

Ainda de acordo com o presidente da Anoreg SC, os cartórios evoluíram consideravelmente na última década e passaram a investir mais em tecnologia, informática, digitalização, na certificação eletrônica, na certificação digital e na disponibilização de documentos eletrônicos.

A evolução foi tão expressiva que, em pesquisa recente, o Instituto DataFolha apontou que é o segmento que os brasileiros mais confiam, dentre todas as instituições públicas e privadas avaliadas. Justamente pela segurança jurídica que proporciona, oferecendo cidadania e confiança para a população catarinense, contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

“ – Com a tecnologia e eficiência que existem hoje, cada vez mais serviços são ofertados e facilitados, como certidões de registro civil, atas notariais e reconhecimento digital de firma, testamentos, separações e inventários, protesto de títulos não pagos de aluguel de imóveis, de sentenças judiciais transitadas em julgado, de cheques sem fundo, de duplicatas, de pensões alimentícias, de débitos condominiais, decorrentes de contratos particulares, pesquisa de protesto e de informações sobre bens imóveis, protocolo de títulos e documentos digitais, solicitações de registro eletrônico de imóveis e mais uma infinidade de serviços” – comenta Renato Martins da Silva. Para mais informações sobre o funcionamento dos cartórios em Santa Catarina, acesse o site da Anoreg.

 

Fonte: ND Mais